Seguidores

terça-feira, 16 de março de 2010

Aos amadores com carinho

Primeiramente devo dizer que a concepção daqueles que acreditam nessa premissa: “a paixão acaba depois vem o amor” vão por aí se equivocando, o amor não é e nem deve ser água morna, represada, estanque. O amor tem seu quê de água quente e deve ser confortável, aprazível, convidativo, bem como a paixão tem o seu quê de água gelada causadora de arrepios, frêmitos e indecisão de ébrio. O amor também não combina com rigor, este dentro daquele torna a luz baça, mote da “sem gracesa”, consolo de viuvez impotente, afrodisíaco de aspirante a beataria.
Não pretendo conceituar o amor, mas dizer como ele deve se desenvolver em corações dispostos a abrigá-lo. Se não sou capaz de conciliar as duas coisas (amor e paixão) prefiro flanar pelo mundo em total mendicância apostólica deixando uma centelha disso tudo por aí afora. Prefiro a mendicância ao desprezo e a incompreensão que tanto flagela os sentimentos. Vá lá que eu seja chamado de louco, mais nobre levar esse diadema do que o de ponderado no amor e infeliz na vida. Não nasci para casamento, não sou dado a negócios escusos e mentiras rasas, o mal do nosso século.
Minha falta de tato com as coisas práticas dessa vida me levou a pensar assim, no entanto podem afirmar que padeço do mesmo mal que nosso ilustre Brás Cubas, a ideia fixa. Ainda não sei se essa será a razão do meu declínio nessa matéria, por hora ainda mantenho-a e faço esforço para torná-la realidade. Tracei uma meta, um projeto que esbarre no infinito. Ademais, só consigo ver o amor imerso em chamas, coisa contrária não.

3 comentários:

Unknown disse...

AMEI!

Roseli disse...

No texto o poeta mostra um pouco mais da sua face...Prefere o amor do que a paixão, prefere o fogo que coisas mornas...O fogo pode explicar tudo, enfim, "Se tudo o que muda lentamente se explica pela vida, tudo o que muda velozmente se explica pelo fogo". G. Bachelard....

Beijos

Rê Paiva disse...

Capa pensada e rascunhada, primeira página pronta, dedicatória na cabeça (ai de vc se não estiver...rs).
É com muito carinho que daria um empurrão para esse livro sair....Um beijo M e D!